Inovação e tecnologia são as palavras-chave quando o assunto é o Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza (Unifor). Foram oito cursos bem avaliados no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2017, da Folha de S. Paulo, tendo alcançado posições de destaque no Brasil e nas regiões Norte e Nordeste.

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária alcançou o sétimo lugar entre as instituições privadas no ranking nacional e o primeiro lugar no Norte/Nordeste. Para o professor Bruno Araújo, coordenador do curso, contribuíram para o excelente resultado a estrutura da Unifor e o elevado número de eventos e aulas de campo. “O ótimo desempenho é o fruto de um somatório de fatores que diferenciam o curso de engenharia ambiental e sanitária da Unifor. Entre eles podemos citar o quadro de professores mestres e doutores, com muitos deles atuando no mercado e trazendo o que de melhor se pratica para as salas de aula. O resultado agrada no entendimento que o curso trilha o caminho certo e claro, na busca incessante pela excelência, marca registrada da nossa Unifor”, conclui.

A dedicação dos alunos e a participação dos professores em relação à inovação e à pesquisa foram fatores decisivos para o curso de Engenharia Civil na posição de primeiro lugar no Ceará e segundo no Norte/Nordeste, entre as instituições privadas, de acordo com o professor Ítalo Linhares, coordenador do curso. Ele afirma que são vários os diferenciais que contribuíram para esse feito. “A gente tem uma quantidade grande de grupos de pesquisa, competições internas, laboratórios, novos equipamentos. É muito gratificante ter nosso trabalho reconhecido”, declara. Fundado há mais de 40 anos, o curso de Engenharia Civil da Unifor possui 20 laboratórios a fim de proporcionar ao aluno a possibilidade de colocar em prática as matérias estudadas em sala de aula, o que permite ao aluno bons resultados em relação à inovação, pesquisa e ao mercado de trabalho.

Para a professora Liádina Camargo, coordenadora de Engenharia de Controle e Automação, o excelente resultado pelo curso no RUF, segundo lugar Norte/Nordeste e primeiro no Ceará, é resultado do bom trabalho dos professores e do direcionamento da graduação em processos de automação industrial. “O nível dos professores contribui bastante para os critérios considerados no ranking. Vinculados aos aspectos de pesquisa, o curso é bem amplo e consegue atuar em várias áreas da automação”, explica.

A professora também é coordenadora do curso de Ciência de Computação, que alcançou destaque nacional por ficar no décimo lugar entre as instituições privadas nacionais e primeiro no Norte/Nordeste. A professora afirma estar satisfeita com o resultado do ranking: “É um curso sólido que trabalha o perfil do cientista da computação para permear por todas as demais áreas. O cientista da computação recebe uma formação teórico-prática que consolida toda a formação de cientista. Esse é o nosso principal diferencial”. A professora comenta que a metodologia pedagógica da graduação permite ao estudante desenvolva soluções tecnológicas em qualquer área proposta.

O curso de Arquitetura e Urbanismo Unifor alcançou a marca de 1º lugar no Norte/Nordeste e Centro-Oeste entre as instituições privadas, resultado considerado excepcional pela professora Carla Girão, coordenadora do curso. Segundo ela, o desempenho no RUF é resultado “do trabalho de modificação da matriz, boa postura dos professores, incentivo à pesquisa e à extensão”. A professora também comenta que a boa posição é devido a boa proposta pedagógica, bem como a boa infraestrutura da Unifor, desde as gráficas – muito utilizadas pelo curso – até o acervo da biblioteca. A coordenadora também acredita que os resultados sejam ainda melhores nas próximas avaliações.

Para a professora Lucia Maria, coordenadora de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica – ambas em destaque por serem 1º lugar Norte/Nordeste e Centro-Oeste entre as universidades privadas -, o resultado da avaliação reflete o bom trabalho da Universidade, desde a infraestrutura e os professores até a dedicação e interesse dos alunos na própria educação.

A coordenadora afirma que o campus integrador é um dos principais diferencias da Unifor, pois permite a comunicação de estudantes de todas as áreas. A boa estrutura, que permite o desejo do aluno em continuar no campo para participar de outras atividades de extensão, influencia diretamente nas boas marcações de ambos os cursos. “Nós temos grandes estruturas em termos de biblioteca, laboratório, campus que permite a integração e a permanência do aluno na instituição, além de professores inseridos no mercado de trabalho”, explica.

Com a marca de melhor entre as instituições privadas Norte/Nordeste/Centro-Oeste, o curso de Engenharia Elétrica foi fundado em 1978 e possui 11 laboratórios para disciplinas técnicas, além dos laboratórios de informática. Para o professor Francisco Rodrigo, coordenador da graduação, o curso ainda tem grande potencial para crescer ainda mais. “Tivemos ganho nos últimos anos de professores doutores e experientes no mercado, além de aperfeiçoamento na infraestrutura. São diversos laboratórios que dão toda a atenção estrutural para o curso. E o potencial para crescimento ainda é grande, ainda há muito para construir”, conclui.