Engenharia Ambiental

A Engenharia Ambiental

 A Engenharia Ambiental busca conciliar de maneira harmoniosa desenvolvimento e meio ambiente, visando o levantamento e a redução de possíveis danos ocasionados pelo ser humano através de sua influência na natureza. Para isso, o profissional tem uma formação multidisciplinar, com conhecimentos de Química, Física, Matemática e Biologia, além de áreas específicas como hidrologia, climatologia, saúde ambiental, tratamento de efluentes, tratamento de resíduos, avaliação de impacto ambiental, gestão ambiental, planejamento, monitoramento ambiental, entre outros.

O engenheiro ambiental atua de maneira conjunta com profissionais de diversas áreas, analisando o impacto na natureza de processos e obras, no intuito de evitar ou minimizar danos. Entre as diversas atuações está a preservação dos recursos hídricos, do ar e do solo, através de diagnósticos que visem minimizar, restaurar ou evitar danos ao meio ambiente. O profissional lida com a matéria-prima, da exploração até o processamento, auxiliando na elaboração de sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis, bem como na recuperação de áreas degradadas e na diminuição e no monitoramento de atividades causadores de impactos ambientais.

Os currículos dos cursos de Engenharia Ambiental são muito diferentes, inclusive dentro do mesmo estado. As Universidades montam os cursos, conforme as particularidades do ambiente que as circunda e a necessidade regional do mercado de trabalho, por isso as matrizes curriculares de engenharia ambiental se tornam tão amplas.

O mercado não necessita de um simples gestor, mas sim de um profissional com sólida base científica e ampla cultura, que tenha um caráter empreendedor e seja capaz de solucionar problemas, inclusive com a criação de novas tecnologias, e que esteja apto a trabalhar em equipe, atuando sempre de maneira ética e zelando pelo interesse social. Como Engenheiro Ambiental, deve possuir uma visão integrada das dimensões ecológicas, sociais, econômicas e tecnológicas, com o intuito de promover um desenvolvimento equilibrado e sustentável, privilegiando a prevenção ou sanando e minimizando os danos ao ambiente.

O engenheiro ambiental é habilitado a propor soluções socialmente justas e ecologicamente corretas para os problemas ambientais como poluição dos rios, do ar, descarte do lixo, aquecimento global, saneamento básico, entre outros. Pode ser contratado pela iniciativa privada, órgãos públicos ou terceiro setor.

Fonte: UFRA

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

Rua Natal n.º2700 - Bairro Setor 03  Ariquemes/RO - CEP 76.870-520


arearondonia@gmail.com


Facebook AREA Rondônia

CALENDÁRIO
dezembro 2019
D S T Q Q S S
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
FALE COM A AREA

Preencha o formulário abaixo e deixe uma mensagem


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support