O Grupo Técnico da Associação Rondoniense dos Engenheiros Ambientais (AREA) elaborou uma Carta Aberta à população e autoridades, destacando a possível situação de escassez de água em Rondônia que se emoldura para 2024. Composta por mestres e especialistas em recursos hídricos, a AREA alerta para os efeitos adversos, já enfrentados por diversos municípios em 2023, incluindo a suspensão do abastecimento público de água e o colapso de mananciais.

Na carta, a associação ressalta a urgência de adotar medidas eficazes para enfrentar a possível crise hídrica em 2024, já que, segundo o CENSIPAM, a partir de março as chuvas diminuirão e por meados de julho, vem o período de estiagem que sempre ocorre. Porém, como o volume de chuvas até março será menor que o normal, a água não será suficiente para repor os níveis anteriores à grande seca que passamos recentemente. A associação propõe uma série de ações a serem implementadas de forma imediata e outras a médio prazo. Dentre as principais recomendações estão a priorização do consumo humano e dessedentação animal, conforme estabelecido pela legislação vigente, e a elaboração de Planos de Contingência pelas concessionárias de água.

Além disso, a AREA destaca a importância da gestão adequada dos recursos hídricos e sugere a intensificação da fiscalização e emissão de licenças para uso da água, bem como o fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Também é enfatizada a necessidade de um programa de recuperação de nascentes e das Áreas de Preservação Permanente (APPs), visando à proteção dos mananciais e à garantia de abastecimento a longo prazo.

A associação reforça a importância do engajamento de todos os setores da sociedade na busca por soluções sustentáveis para a crise hídrica. A conscientização sobre o uso responsável da água e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para garantir a segurança hídrica e o bem-estar da população.

Por esses e outros motivos, a Associação Rondoniense dos Engenheiros Ambientais sugere que a sociedade debata o tema, com o intuito de alertar e sensibilizar toda a população. O documento tem sido enviado às autoridades, e a associação se coloca à disposição para colaborar tecnicamente e dialogar com as autoridades competentes, visando à implementação efetiva das medidas propostas e à superação da crise hídrica em Rondônia.

Confira o documento clicando aqui.