Ocorreu entre os dias 21 e 22 de novembro de 2017 o minicurso sobre “Lagoas de estabilização” e “Sistemas wetlands” organizado pela Associação Rondoniense dos Engenheiros Ambientais – AREA no município de Cacoal.

O evento contou com aproximadamente 130 participantes entre engenheiros, servidores públicos, estudantes e professores de universidades pública e privada. Na oportunidade, os participantes acompanharam atentamente os ensinamentos do Prof. Dr. Marcos von Sperling, docente titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG e pesquisador do CNPq, autor de diversos livros.

No primeiro dia de curso (21/11), von Sperling apresentou o panorama geral do tratamento de esgoto no Brasil, bem como das tecnologias utilizadas. O docente abordou os aspectos técnicos e construtivos das lagoas de estabilização, pontuando sobre dimensionamento, problemas operacionais e soluções. Além disso, o palestrante enfatizou as vantagens do emprego das lagoas de maturação na remoção de patógenos, no caso de tratamento de esgoto.

O outro módulo do curso ofertado no dia 22/11 abrangeu tópicos inerentes às diversas configurações para sistema de wetlands, o qual pode ser utilizado tanto no tratamento primário, quanto para tratamento secundário de efluentes.

Ao final das explanações, o professor iniciou um bate-papo com os participantes do evento sobre as tecnologias que têm sido empregadas no tratamento de esgoto em Rondônia, momento este extremamente válido aos presentes, pois puderam fazer questionamentos, sanar dúvidas e trocar informações com o renomado professor.

O evento teve papel importante para estreitar parcerias entre a AREA e instituições de ensino consagradas no ramo da Engenharia Ambiental, como a UFMG, sendo também uma oportunidade de reencontro entre o professor von Sperling e seu ex-aluno, orientando de mestrado e vice-presidente da AREA, Eng. Ambiental Thiago Emanuel Possmoser F. Nascimento.

Para Thiago, ter o professor Marcos von Sperling em Rondônia foi uma oportunidade sem igual, pois ele é um ícone mundial da área e foi a primeira vez que veio a Rondônia. “Nos sentimos honrados e valorizados com a presença de um profissional tão requisitado, que ao mesmo tempo está sempre acessível para tirar dúvidas e esbanjar carisma”, comentou o vice-presidente da Associação.

Nas palavras do presidente da AREA, Glauco Rodrigo Kozerski, “O evento foi de grande importância tanto para integrar os profissionais da área ambiental e de saneamento, bem como para agregar conhecimento com a vinda da maior referência brasileira em publicações na área de esgotamento sanitário.”

Ao fim do evento, a equipe organizadora agradeceu a todos os participantes, colaboradores, patrocinadores e em especial ao Prof. Dr. Marcos Von Sperling que não mediu esforços para se deslocar a Rondônia e compartilhar os seus ensinamentos de forma tão didática e técnica.

A Diretoria Executiva da AREA espera que a expectativa de todos os participantes tenha sido superada quanto à realização do evento sobre esta vertente do saneamento ainda incipiente na Amazônia, bem como salienta a todos continuem acompanhando os cursos e eventos programados para 2018 através do site da Associação.